28 dezembro 2009

Porquê?

Porquê que as pessoas que são ateias (e atenção, que eu não tenho nada contra) celebram o Natal?

Alguém sabe?

N.

4 comentários:

  1. boa pergunta. pelas prendas, i guess :P
    pelo menino jesus não é certamente!

    ResponderEliminar
  2. Ainda antes do Natal ser considerado uma festa cristã, já era festejada muito antes pelos pagãos, para celebrar o solstício de Inverno (o Sol sempre foi o deus mais antigo e popular da cultura da humanidade, se formos analisar todas as crenças antigas). Todos os motivos natalícios (árvore de natal, reis magos, presentes, etc) já eram símbolos pagãos, de uma ou de outra forma. Sim, o Cristianismo não é nada original :P Macaquinhos de imitação, é o que é.

    Para além disso, o conceito de Natal não é estanque. Ainda que os cristãos o tivessem copiado e popularizado, hoje em dia os pontos que todos temos em comum são a reunião da família, pelo menos nesta altura do ano, trocando presentes. Portanto, podes gostar desta época, de estar c a família, de fazer árvore de Natal e etc, e no entanto não estás necessariamente a tomar parte de um ritual cristão, a menos que seja esse o significado que queiras dar. Não precisas de acreditar no menino Jesus e afins para dar valor ao convívio familiar. De resto, se fosse um feriado cristão no sentido estrito, eu não o festejava e estava-me bem a cagar para o que a minha família pensasse de mim. Não sou obrigado a jogar na equipa daqueles que acreditam em senhores infinitamente bondosos de barbas.

    ResponderEliminar
  3. Tinha deixado aqui um comentário mais detalhado, mas foi ao ar, por isso levas com a versão curta:

    O Natal não é uma celebração de origem cristã. A sua origem é pagã, e destinava-se a celebrar o solstício de Inverno. Todos os símbolos natalícios que o Cristianismo diz serem dele já existiam muito antes em várias culturas (desde a árvore de Natal, aos presentes, aos reis magos, etc). Hoje em dia dá-se mais importância à convivência familiar e à troca de presentes, numa vertente mais capitalista, e numa altura em que as vidas são muito mais movimentadas e desencontradas. Portanto, eu para celebrar o Natal no seu sentido mais lato, não preciso de ser cristão. Não preciso de acreditar em deus nenhum para gostar de estar com a família nessa época, até porque, no seu início essa festa não era cristã, ao contrário do que meio mundo pensa. Se fosse, eu não o festejava.

    Esclarecida?

    ResponderEliminar